fbpx

5 Motivos Pelos Quais os Nematoides São Chamados de Inimigo Invisível

São vários os motivos para chamarmos os nematoides de inimigo invisível, uns são bem óbvios e outros nem tanto.

Entre esses motivos listei os 5 que acredito serem os principais e são esses motivos é que levam os nematoides a serem uma das principais pragas da agricultura.

 

Motivo 1 - Os nematoides são invisíveis a olho nu.

Sem dúvida esse é o motivo mais óbvio, a maioria das espécies de fitonematoides de importância econômica não são visíveis sem o auxilio de um microscópio, algumas espécies com o Tubixaba tuxaua, as fêmeas do gênero Meloidogyne e os cistos dos nematoides de cisto podem ser vistos a olho nu, mas mesmo assim um olho não treinado vai ter muita dificuldade de ver.

WP 20150123 015 zoom logo
Sintomas Nematoide do Cisto da Soja

Motivo 2 - Por serem confundidos com outros problemas.

Os fitonematoides atacam as raízes das plantas prejudicando o seu crescimento e diminuindo a capacidade da planta explorar o solo em profundidade.  

Estresse Hídrico – Ao ter o crescimento das raízes prejudicado, as plantas se tornam mais suscetíveis ao estresse hídrico. Isso leva o produtor a crer que o problema é somente a falta de chuva, mas a maior parte do dano está sendo causado pelos nematoides.

Solos arenosos – Os danos causados por uma mesma população de nematoides tendem a causar mais danos em solos mais arenosos do que em solos argilosos, isso leva o produtor a crer que “aquele canto do talhão é mais fraco por que tem mais areia” ou “aquele pedaço tem mais areia, não produz mesmo” entre várias outras frases culpando o solo e ignorando os nematoides.

WP 20141230 005
Reboleira causada por nematoide em uma mancha de areia.

Poças dágua – Como os nematoides são transportados por enxuradas, locais onde a água empoça tendem a ter uma maior população de nematoides,essa concentração de nematoides causam um dano maior e reduzem o desenvolvimento das plantas, mas como aquele local costuma ter poça dágua os sintomas causados pelos nematoides são atribuídos as poças quando na verdade a maior parte do dano está relacionada ao nematoide.

IMG 2825 logo
Local onde a água fica concentrada

Motivo 3 - Não saber que os nematoides são nativos.

Os principais nematoides de importância econômica, com execeção do nematoide de cisto da soja, são nativos. Isso significa que mesmo antes da área ser aberta e ter uma cultura instalada os nematoides já estavam lá. 

Não saber que os nematoides são nativos leva a crer que se não veio nenhuma máquina de fora e só plantei semente de qualidade não vai ter nematoide no meu talhão. Assim o nematoide pode ficar por várias safras causando prejuízos sem ser detectado.

Motivo 4 - Por serem pouco móveis.

Por si só os nematoides não conseguem se deslocar por grandes distâncias. No máximo um nematoide consegue se deslocar apenas 1 metro por ano.

A principal forma de disseminação dos nematoides é por enxurrada e pegando carona em máquinas e implementos.

Sendo assim os nematoides tendem a causar danos sempre nos mesmos lugares, mais uma vez confundindo o produtor e fazendo-o acreditar que aquele dano é 

-“daquele lugar mesmo”, algo inexplicável mas que é aceito, afinal

-“já fiz de tudo para melhorar aquele pedação mas não adianta”

Assim os nematoides ficam lá causando danos sem serem incomodados.

Motivo 5 - Falta de conhecimento sobre a praga.

Apesar de ser uma praga de extrema importância para a agricultura brasileira, os nematoides ainda são negligenciados nas faculdades de agronomia, raras são as universidades que tem a disciplina de nematologia no seu currículo, isso faz com que tenhamos poucos profissionais qualificados para identificar e combater essa praga.

Isso também reflete no conhecimento dos produtores que muitas vezes dominam outras áreas, mas poucas vezes dominam a nematologia e por isso continuam a ter grandes prejuízos muitas vezes sem saber.

 

Conclusão.

Listei aqui apenas 5 motivos pelos quais os nematoides são verdadeiros mestres em se esconder e, por isso, ainda causam tantos estragos e prejuízos. 

E impossível combater um inimigo que você nem sabe que ele existe, na minha opinião esse é o maior motivo pelo sucesso que os nematoides tem em causar danos bilionários a agricultura, apesar de não andarem, não voarem, não serem transportados pelos ventos, eles ainda são um dos principais causadores de prejuízos a agricultura.

Logo a única maneira de combater esse “Inimigo Invisível”, e com o conhecimento.

QUER SABER COMO COMBATER OS NEMATOIDES COM EFICIÊNCIA E PRECISÃO? ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO E SAIBA MAIS!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *