fbpx

Nematoides de Galha

Nematoides de Galha

Os nematoides de galha levam esse nome por causa dos sintomas que as raízes apresentam quando são atacadas por esses nematoides. Quando uma raiz está infectada por esse nematoide, ela desenvolve um tipo de um tumor que é chamado de galha. Os nematoides de galha pertencem ao gênero  Meloidogyne que é de extrema importância para a agricultura brasileira e causam danos a diversas culturas.

Para a soja, milho e o algodão são duas as espécies que atacam estas culturas o Meloidogyne javanica e Meloidogyne incognita.

Sintomas dos Nematoides de Galha

Os nematoides de galha podem ocorrer em reboleiras ou espalhados pelo talhão.  

O sintoma mais comum são as galhas nas raízes.

WP 20150205 001 logo
Imagem 1. Galhas nas raízes da soja causadas pelos nematoides de galha.

Na parte aérea as folhas podem apresentar manchas cloróticas ou necroses entre as nervuras também conhecida como folha carijó. Os sintomas na parte aérea muitas vezes não são evidentes o que acaba dificultando a identificação do ataque.

Pode ocorrer casos em que as plantas não apresentam redução do tamanho, mas pode haver um grande abortamento de vagens e flores e consequente prejuízo.

IMG 1620
Imagem 2. Reboleira causda por ataque de Nematoide de Galha.

Outro sintoma comum é o encurtamento do ciclo da planta, o que facilita uma identificação no final do ciclo da cultura já que as áreas afetadas vão amadurecer mais cedo.

Apenas observando os sintomas, não é possível saber qual é a espécie de Meloidogyne que está causando os sintomas. Quando a cultura do algodão apresenta galhas nas raízes, é possível afirmar que é o nematoide Meloidogyne incognita que está causando os danos e sintomas, mas isso não quer dizer que a área esteja livre da outra desta espécie de nematoide (Meloidogyne javanica).

Tabela Nematoide de Galha verde
Tabela 1. Espécies de nematoide de galha que afetam as culturas de soja milho e algodão.

Como controlar os nematoides de galha.

Rotação de Culturas.

Apesar do método de controle mais difícil de ser utilizado a rotação de cultura com plantas não hospedeiras é a forma mais eficiente de reduzir as populações dos nematoides de galhas. A dificuldade neste método é que, dependendo da região, não existe uma cultura alternativa que tenha mercado ou a fazenda não está preparada e/ou acostumada com a cultura alternativa.

Cultivares e híbridos resistentes.

São consideradas cultivares resistentes aquelas que possuem um fator de reprodução menor que 1 (saiba mais sobre fator de reprodução no post “Fator de Reprodução” deste blog).

IMPORTANTE – A resistência é referente a espécie do nematoide. Para a escolha correta do material, é muito importante ter certeza qual é a espécie, ou seja se na área tem Meloidogyne incognita ou Meloidogyne javanica ou os dois.

Quando tiver identificado a presença de nematoide de galha em um talhão, opte por plantar um cultivar de soja resistente no verão e um híbrido de milho com baixo fator de reprodução na safrinha. Essas medidas visam a redução das populações dos nematoides de galhas.

Quantidade de cultivares de  soja resistentes ao nematoide de galha:

 Mais de 56 cultivares resistentes a Meloidogyne javanica.

 Mais de 62 cultivares resistentes a Meloidogyne incognita. 

Exemplos de cultivares de soja resistentes aos nematoides Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica:

  • BRS 8781 RR
  • MG/BR 46 CONQUISTA
  • BRSMG GARANTIA
  • CD 201
  • CD 208

Nematicidas.

Atualmente existem várias opções de nematicidas no mercado, químicos ou biológicos que podem ser aplicado no sulco de plantio ou no tratamento das sementes.

A aplicação no sulco de plantio apresenta algumas vantagens em relação ao tratamento de sementes. Na aplicação no sulco a quantidade de ingrediente ativo ou do agente biológico geralmente é maior do que quando utilizado no tratamento das sementes. Com a aplicação no sulco, dependendo do equipamento disponível, é possível fazer a aplicação localizada ou a taxa variável gerando uma enorme economia de produto e dinheiro. Para a aplicação localizada ou a taxa variável, é imprescindível uma detecção e mapeamento preciso dos nematoides. Esse mapeamento vai garantir que seja aplicado o nematicida nas doses corretas, levando em consideração a distribuição especial e as populações de nematoides da área. Saiba mais sobre como ter um mapa de nematoides precisos em “Mapeamento de Nematoides“.

Aplicacao a Taxa Variavel
Imagem 3. Mapa de aplicação a taxa variável de nematicida.

Controle Cultural

São práticas que visam melhorar o ambiente do solo e promover a desenvolvimento de microorganismos que vão  competir por alimento e espaço ou mesmo predar aos nematoides de galha. Algumas destas práticas são:

  • Culturas de cobertura.
  • Adição de matéria orgânica.
  • Correção do ph do solo.
  • Uso de bioestimulantes.

Importante

Para um controle efetivo, é essencial utilizar diversas ferramentas de controle combinadas. Apenas uma ferramenta não vai resolver o problema.

E o primeiro passo para um controle efetivo é conhecer a situação de cada talhão.

Para reduzir os prejuízos deste importante nematoide, desenvolvi ao longo dos anos a Consultoria em Nematologia Para Produtores Rurais. Para saber mais acesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *