fbpx

Influência da textura do solo nos danos causados pelos nematoides

Slide 1

      A textura do solo exerce uma grande influência na intensidade dos danos causados pelos nematoides.

     Em solos mais arenosos, uma mesma população de nematoides causará um dano maior do que em um solo mais argiloso. Isso a se deve a vários fatores:

Fertilidade do solo

     Geralmente solos mais argilosos, têm uma fertilidade mais elevada do que solos arenosos. Isso influencia no nível de dano que uma mesma população de nematoides pode causar.     

   Quando uma planta é submetida a uma mesma população de nematoides, em solos com maior disponibilidade de nutrientes, os prejuízos serão menores do que em solos com fertilidade mais baixa. Em solos com fertilidade mais baixa, as raízes precisam ocupar uma porção maior do solo para absorver a mesma quantidade de nutrientes quando comparado a solos com fertilidade mais alta.

Teor de matéria orgânica

     Geralmente solos mais arenosos apresentam teores mais baixos de matéria orgânica quando comparados a solos mais argilosos. A matéria orgânica tem uma forte influência sobre os nematoides. Solos com maiores teores de matéria orgânica tendem a ter uma maior diversidade biológica, essa diversidade gera uma competição por alimento e espaço que, por fim, prejudica o desenvolvimento dos nematoides, o que é muito benéfico. 

     Além disso, solos com maiores teores de matéria orgânica geralmente apresentam maior disponibilidade de água e nutrientes. Como os nematoides reduzem o volume das raízes e prejudicam a absorção de água e nutrientes, a planta é mais prejudicada em solos arenosos do que em solos argilosos, quando exposta a uma mesma população de nematoides. 

Slide 2

Disponibilidade de água

     Solos argilosos apresentam uma maior porosidade. A porosidade de um solo é dada pelo volume de espaços vazios entre as partículas sólidas. Quando o solo está úmido os poros ficam ocupados por água, e quando secos por ar. De acordo com o tamanho dos poros, eles são chamados de macro e microporos. Os macroporos são os espaços maiores, por eles a água passa e percola pelo efeito da gravidade, já os microporos, por causa das suas características físicas, retém a água e não permitem que ela percole.

     Para um mesmo volume de chuva, os solos argilosos retém mais água que os solos arenosos, por causa da maior quantidade de microporos. Por isso que em solos mais arenosos, os danos causados por uma mesma população de nematoides é muito maior e mais evidente do que em um solo argiloso.

Slide 3

Facilidade de locomoção

     Por causa das características físicas dos solos mais arenosos os nematoides se movimentam, seja por conta própria ou por fatores externos, com maior facilidade. Isso facilita a sua disseminação e dificulta o seu controle. 

Resumindo

    Se colocarmos uma mesma quantidade de nematoides da mesma espécie em condições idênticas e variarmos apenas a textura do solo, a tendência é que no solo mais arenoso o prejuízo que os nematoides causarão será maior do que no solo mais argiloso.

     Com relação ao manejo dos nematoides, em solos arenosos devemos priorizar três aspectos que são: aumentar a palhada, aumentar a matéria orgânica e melhorar da fertilidade do solo. E tanto em solos arenosos como argilosos o foco deve ser a redução das populações dos nematoides.

 

QUER SABER COMO COMBATER OS NEMATOIDES COM EFICIÊNCIA E PRECISÃO?

ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO E SAIBA MAIS!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *