fbpx

Velocidade de Semeadura x Produtividade de Soja

Velocidade X Produtividade Blog

O objetivo de um bom plantio é um espaço uniforme entre as sementes e o menor número de falhas e sementes duplas. Apesar da soja ter a capacidade de compensação, chamada plasticidade, a variação na distribuição das sementes afeta a produtividade. Segundo Copetti (2003) a soja suporta variações máximas de até 15% sem ocorrer prejuízo para a produtividade.

A velocidade de semeadura é um fator crítico para uma deposição uniforme das sementes. Existe uma relação direta entre a quantidade de falhas e sementes duplas com a velocidade da semeadura. Pesquisas e observações de campo vem demonstrando que os equipamentos utilizados hoje em dia, têm a sua precisão afetada quando a velocidade é superior a 8 km/h. Nos equipamentos mecânicos de disco a velocidade recomendada é de 4 a 6 km/h, já para os equipamentos pneumáticos até 8 km/h. É importante esclarecer que esses valores variam de acordo com o modelo da semeadora e o seu estado de conservação. Para termos uma ideia, quando o objetivo são 12 sementes por metro, ao plantar a 4 km/h o equipamento terá que dosar 13,32 sementes por segundo, já a 12 km/h serão 40 sementes por segundo. Ou seja, o equipamento tem que dosar 3 vezes mais sementes o que, dependendo do equipamento, vai afetar a qualidade da distribuição das sementes.

Uma característica comum entre os campeões de produtividade do CESB é a baixa velocidade de semeadura, variando entre 3,5 e 7 km/h (nos campeões da safra 2019/2020).

Resumindo, plantar a uma velocidade superior a capacidade do seu equipamento vai lhe causar prejuízos.

A intenção desta publicação é alertar sobre a influência da velocidade na qualidade da semeadura e consequentemente na produtividade da soja.

É importante conhecer o seu equipamento e fazer a sua manutenção para garantir o seu bom funcionamento. Na dúvida plante devagar e consulte um especialista de sua confiança e faça um bom plantio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *