O objetivo da consultoria, é apresentar ferramentas e ensinar o produtor e/ou a sua equipe técnica a elevar o potencial de produtividade dos talhões para as lavouras de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar controlando os nematoides.
Para atingir este objetivo é preciso detectar e mapear os nematoides em cada talhão da propriedade e realizar um planejamento para o manejo integrado de nematoides.
A detecção e o mapeamento, são feitos utilizando imagens de satélite.
Essa tecnologia tem uma grande precisão e pode incluir mapas de aplicação localizada ou a taxa variável de nematicidas ou outros insumos, gerando uma grande economia.
Estima-se que na safra brasileira de 2020/2021, os nematoides causaram um prejuízo de R$39,3 bilhões de reais, somente na cultura da soja. Em média um prejuízo de R$1.028,74/hectare.
Os nematoides são um dos principais fatores que limitam a produtividade das culturas da soja, milho, algodão e cana-de-açúcar. Controlar os nematoides, é certeza de aumento de produtividade.
Os nematoides causam uma grande redução na produtividade, em média 12%, controlar os nematoides é garantia de aumento de produtividade.
O retorno sobre o investimento superior a 10 para 1. Para cada real que é investido com o mapeamento, consultoria e insumos para o controle dos nematoides, ganha-se mais do que 10x o valor investido.
Plantas com raízes sadias, absorvem melhor a água e os nutrientes. Absorvendo melhor a água e os nutrientes, a planta se torna mais resistente a pragas e principalmente a doenças.
Quando a planta cresce em um ambiente livre de nematoides, a chance do sistema radicular se desenvolver é muito maior. Com isso a planta tem condições de buscar água e nutrientes em camadas mais profundas do solo, garantindo bons resultados mesmo com a ocorrências de veranicos.
Plantas sadias, com raízes profundas, suportam melhor as adversidades de clima do que plantas com raízes infestadas de nematoides e pouco desenvolvidas. Áreas livre de nematoides tendem a ter uma maior estabilidade de produção ao longo das safras.
O melhor momento para começar é agora, não importa qual cultura está instalada, em qual estágio a cultura se encontra ou mesmo que não haja uma cultura instalada, o importante é começar agora e preparar-se para próxima safra.
Cada safra que os nematoides não são controlados uma chance de produzir mais é perdida.
Para fazer a detecção e o mapeamento dos nematoides, utilizo imagens de satélite de safras passadas e atuais. Então mesmo que não tenha uma cultura instalada, com as imagens de safras passadas consigo, identificar os locais onde os nematoides causaram danos, e nesses locais, são coletadas amostras para identificar qual o gênero ou espécie de nematoides que está presente na área. Com isso, já é possível tomar ações assertivas para a próxima safra garantindo um melhor ambiente para o desenvolvimento da cultura e consequente aumento da produtividade.
Após a contratação, o primeiro passo é uma reunião onde eu levanto o máximo de informações de cada talhão da propriedade, informações como localização, produtividade, cultivares e híbridos, plantas de cobertura plantadas, quais foram os tratamentos de semente e/ou sulco de plantio utilizados de cada safra e, se disponível, os mapas de colheita de cada talhão.
Com essas informações, obtenho as imagens de satélites das últimas 4 safras. Com essas imagens, identifico os locais com alto, médio e baixo potencial de produtividade e busco por padrões de manchas causadas por nematoides e, por fim, escolho os locais para a inspeção e/ou coleta de amostras.
Uma vez coletada, as amostras são enviadas a um laboratório de nematologia, e as espécies e o tamanho das populações de nematoides são identificadas.
Com todas essas informações que foram coletadas e geradas, preparo um plano para controlar os nematoides, esse plano é apresentado, discutido e adaptado a realidade de cada fazenda.
Após implantação do plano de manejo, são feitas avaliações, com imagens, inspeções de campo e amostragens.
E conforme a evolução das populações dos nematoides, é feito um novo plano de manejo.
O serviço tem como opcionais:
Mapas de aplicação localizada ou taxa variável de nematicidas e/ou insumos.
Zonas de manejo de nematoides.
São levantadas as informações sobre cada talhão da propriedade como, históricos de produtividade,variedades/híbridos plantados, manejos realizados e os seus limites e contornos entre outras informações que estejam disponíveis.
São obtidas, processadas e analisadas as imagens de satélites de, pelo menos, as 4 últimas safras para observar a localização e a evolução dos sintomas dos ataques de nematoides e para determinar os locais para a coleta das amostras.
É realizada a coleta das amostras de solo e raízes nos locais determinados, e as amostras são enviadas a um laboratório de nematologia de confiança.
Análise para a identificação e quantificação das espécies de nematoides encontradas.
Com as informações das imagens e das análises de laboratório, são criados os mapas de infestação de nematoides que identificam os locais onde os nematoides estão causando danos.
É feito um plano com todas as recomendações de controle e manejo. Pode incluir mapas de aplicação localizada ou a taxa variável de nematicidas. Tudo entregue em um relatório com as recomendações específicas para cada talhão.
Atendo em todo o território nacional. Entre em contato para saber mais detalhes sobre as regiões de atendimento e como prosseguir com a contratação do serviço.
A consultoria é cobrada por hectare.
O preço é determinado pelo tamanho da área, município da fazenda, distribuição dos talhões e de acordo com os opcionais.
Quantidade de visitas.
Zonas de manejo.
Mapas de aplicação a taxa variável de nematicidas.
Mapa de aplicação localizada de nematicidas.
O principal benefício da consultoria é o controle dos nematoides é o aumento do potencial de produtividade da lavoura.
Além de um melhor entendimento das condições de cada talhão e os benefícios indiretos de uma lavoura com populações de nematoides sob controle, como redução dos danos causados por patógenos oportunistas.
Sim, é possível economizar muito nematicida. Com os mapas de aplicação localizada ou a taxa variável é possível obter uma economia superior a 70% com nematicidas e/ou outros insumos.
Para a aplicação localizada ou a taxa variável é preciso que a fazenda tenha os equipamentos de aplicação específicos.
A diferença entre o presencial e remoto é que no presencial são feitas, em média, 3 visitas por safra a fazenda e no remoto não é realizada nenhuma visita.
No presencial a coleta das amostras são feitas por mim ou pela minha equipe, enquanto no remoto a coleta de amostras é de responsabilidade da fazenda.
A consultoria remota é indicada principalmente para pequenas áreas de cultivo.
Para propriedades de pequeno e grande porte, dependendo da localização e viabilidade econômica. Para saber mais entre em contato.