fbpx

Influência do Clima nos Danos Causados Pelos Nematoides

Influência do Clima nos Danos Causados Pelos Nematoides

Os fitonematoides de maior ocorrência são aqueles que atacam as raízes das plantas causando diminuição no volume de raízes. Esta diminuição do volume restringe o espaço que a planta pode explorar no solo e consequentemente reduz a absorção de água e nutrientes, em anos com chuvas regulares os sintomas, de baixas e médias populações de nematoides, são menores do que em anos mais secos e com chuvas irregulares.

WP 20141220 004 logo
Foto 1. Sintomas de uma infestação média de Pratylenchus Brachyurus.

Nesta safra (2020/2021) estamos em um período de ocorrência do fenômeno La Ninã, que tende a causar estiagens no sul do Brasil, atraso e irregularidade de chuvas no centro-oeste, por conta deste prognóstico, é bem provável que nesta safra os sintomas de nematoides se acentuem. Isso não significa obrigatoriamente que as populações aumentaram e sim que os sintomas se tornaram mais evidentes por conta das chuvas irregulares.

Portanto, fique atento ao aparecimento de reboleiras e variações no porte das plantas que podem indicar a presença de populações de nematoides que causam prejuízos em especial em safras de chuvas irregulares.

E lembre-se, o primeiro passo para um bom manejo dos nematoides é conhecer quais são, onde estão e qual o tamanho das populações de nematoides da sua área. Não espere pelo dano aparente, antecipe-se ao problema e faça o manejo antes das populações crescerem a ponto de o prejuízo ser muito evidente.

Deseja saber mais como controlar os nematoides?

Conheça os meus serviços e com eles podem te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *