fbpx

Quantidade de Satélites

Em 04 de outubro de 1957, a União Soviética colocou em orbita o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da terra. O Sputnik 1 era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e 83,6 kg. A única funcionalidade do Sputnik era a transmissão de um “beep” que podia ser sintonizado por qualquer radio amador. O Sputnik funcionou por apenas 22 dias até quando as suas baterias acabaram. A sua órbita durou apenas 6 meses, ao final desse período o satélite caiu e se desintegrou na atmosfera.

Sputnik
Foto 1. Satélite Sputnik

Hoje 63 anos depois do lançamento do Sputnik, existem milhares de satélites artificias orbitando a terra. Satélites de navegação, comunicação, observação da terra, militares, meteorologia entre outras aplicações.

ESRI 03 11 2020 2
Imagem 2. Satélites em órbita.

Na imagem acima cada pequeno ponto branco é um satélite que se encontra em órbita no momento, são 19.287 satélites listados, sendo que a maioria deles não está mais operacional.

Somente a empresa Space-X tem 774 satélites de comunicação em orbita nesse momento, os satélites Starlink, que são destinados a prover internet a qualquer parte do mundo, e prometem ser uma grande revolução para a conexão de internet em locais isolados.

Os satélites de observação da terra são os que mais utilizamos na agricultura, eles nos fornecem imagens que servem para diversas aplicações na agricultura. Dentro dos satélites de observação da terra, temos os satélites públicos e comerciais. As imagens dos satélites públicos são disponíveis gratuitamente enquanto as dos satélites comerciais, que geralmente tem resoluções espaciais melhores, é preciso pagar para ter acesso as suas imagens.

banner 3
Imagem 3. Imagem de satélite com índice de vegetação NDVI.

Atualmente juntando-se as imagens dos satélites comerciais e públicos temos imagens diárias de cada ponto da terra.

banner 2
Imagem 4. Imagem de satélite em cor natural RGB.

Hoje em dia é difícil imaginar a gestão de grandes áreas sem o uso de imagens de satélites. Muitas fazendas já estão utilizando, mas a maior parte delas ainda não usam está tecnologia.

E você já utiliza as imagens de satélite na sua fazenda ou no seu trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *