fbpx

Pilares do Manejo Integrado de Nematoides

Quando o assunto é o manejo integrado de nematoides, devemos levar em consideração a utilização de diversas ferramentas de controle.

Controle Genetico

Estas ferramentas de controle são os pilares de sustentação de um bom manejo. Não existe uma receita pronta para um manejo adequado. Por serem seres vivos, a sobrevivência, reprodução e os impactos que os nematoides causarão dependem de diversos fatores bióticos e abióticos.

Rotacao de Culturas

Uma população elevada de nematoides é um indício de que o ambiente de produção está em desequilíbrio, logo o manejo integrado deve levar em consideração diversos fatores como: textura do solo, quantidade de matéria orgânica, presença de inimigos naturais, ph do solo, compactação do solo, fertilidade do solo, plantas cultivadas e plantas daninhas entre outros fatores.

Controle biologico

Quais ferramentas de controle utilizar e quando utilizar dependerão das condições de cada talhão. Para um manejo assertivo é necessário ter informações precisas de cada um dos fatores que afetam as populações de nematoides e os seus impactos na produtividade da cultura que se deseja instalar.

Controle Quimico

Fique atento a soluções muito simples, como apenas aplicar um nematicida, isso pode acarretar grandes perdas de produtividade quando comparado a um manejo integrado planejado por um Engenheiro Agrônomo especialista no assunto.

Controle Cultural

Lembre-se, para um controle efetivo dos nematoides sempre devemos combinar várias ferramentas de controle.

Deseja saber mais como controlar os nematoides?

Conheça os meus serviços e como eles podem te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *