fbpx

O que é Sensoriamento Remoto

Sensoriamento Remoto – “É a utilização de sensores para a aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos sem que haja contato direto entre eles” (NOVO 1989)

O Sensoriamento Remoto pode ser feito de diversas formas, na agricultura as mais usuais são:

Imagens de satélite.

Imagens de drones.

Sensores proximais.

O Sensoriamento Remoto é de extrema utilidade na agricultura, principalmente em grandes áreas onde é mais difícil uma visão geral da situação da lavoura.

Além da vantagem de uma visão geral de grandes áreas, com a utilização de sensores sensíveis a determinados comprimentos de onda, é possível detectar problemas em estágios inicias e praticamente invisíveis a olho nu e ,no caso de satélites, é possível “voltar no tempo”, com as imagens históricas, e acompanhar a evolução de um determinado fator que esteja limitando a produtividade.

Nos últimos a anos é notável a evolução na quantidade e na qualidade de dados de Sensoriamento Remoto, a cada ano a quantidade de satélites de observação da terra está crescendo e se tornando mais acessível a todos.

O Sensoriamento Remoto é sem dúvida uma importante, e cada vez mais indispensável, ferramenta na produção agrícola e vem contribuindo para o aumento da produtividade e sustentabilidade da agricultura em todo o mundo.

O que e Blog Externo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *